Muitos pais aflitos e assustados vêm até mim em meu consultório com muitas perguntas e quase sem respostas, sem entender o que está acontecendo com seu filho ou o que podem fazer para ajudá-lo a enfrentar suas dificuldades em casa ou na escola.
Por vezes a indicação para uma avaliação psicológica vem por orientação dos professores que notam a necessidade de auxilio a criança no dia a dia escolar.
Nestes casos, gosto de caminhar de encontro com estas expectativas e início o processo psicoterápico com uma avaliação psicológica completa, pois através dessa avaliação é possível traçar o diagnóstico e prognóstico.
Procedimentos da Avaliação Psicológica
No processo de avaliação, realizo a primeira sessão com os pais onde e realizado a anamnese, (questionário feito aos pais) onde se investiga desde a gestação até momento atual da vida da criança.
Na segunda sessão, realizo o primeiro contato com a criança onde será realizado o Rapport, que é uma técnica de extrema importância na qual é criada uma ligação de empatia com a criança, para que se comunique com menos resistência, dessa forma conseguindo um melhor desempenho na avaliação e no processo psicoterápico.
Na sequência, são aplicados testes psicológicos adequados e validados, relacionados ao problema em questão.
Por último, é realizado uma sessão devolutiva com os pais onde é descrito o diagnóstico e prognóstico, juntamente com indicações e orientações.
Principais Indicações
Indicações mais frequentes para realização de avaliações psicológicas:
- dificuldade em se concentrar;
- hiperatividade;
- desobediência;
- agressividade;
- comportamento antissocial;
- depressão;
- baixa autoestima;
- dificuldade na leitura e na escrita;
Enfim, estes são alguns comportamentos que merecem uma avaliação e um acompanhamento psicológico. Saiba que psicodiagnóstico ou avaliação psicológica só podem ser realizados por psicólogos e com testes psicológicos autorizados.
É muito importante, encontrar o motivo das dificuldades de seu filho, e então poderemos juntos, psicóloga, pais e escola, ajudar no enfrentamento dos sintomas apresentados.